• 21 de fevereiro de 2024

Neurologista Dr .Diego Dozza: Dor Crônica – atualidades

 Neurologista Dr .Diego Dozza: Dor Crônica – atualidades

Como algumas vezes precisamos de boas notícias no meio do caos, segue uma. A Raimed de Frederico Westphalen terá um novo serviço de atendimento para dor crônica. Há tempos venho trabalhando com a equipe para a implementação deste programa. Agora será realizado tratamento para bloqueio de nervo periférico, bloqueio simpático venoso, bloqueio de pontos de gatilho para dor miofascial, todos guiados por ultrassom. Esse é um grande avanço para a cidade, pois há poucos centros de tratamento de dor no país.
E falando de dor crônica, sabemos que muitas doenças a causam e que pode ser incapacitante para algumas pessoas. E mesmo com o avanço das medicações do tratamento convencional não conseguem uma melhora satisfatória de seus sintomas. Uma das causas mais comuns de dor crônica intratável é o câncer, além da famosa fibromialgia. O paciente muita vezes necessita de doses elevadas de morfina para conseguir alívio dos sintomas. Apesar de haver novas medicações de uso oral para a dor, muitas vezes é necessária a utilização de procedimento invasivo para o tratamento.
Então após a falha terapêutica com as medicações convencionais para o tratamento da dor não há mais aquela frase “você tem que se acostumar com a dor e conviver com ela”. Atualmente há um avanço enorme na tecnologia medicamentosa e no tratamento cirúrgico que podem auxiliar na qualidade de vida de quem convive com esse sofrimento. E tem que se lembrar de que o uso crônico e abuso de medicações também pode acarretar em complicações da saúde como, por exemplo, problemas do fígado e dos rins. Então, usar medicação por um longo período não é inócuo.
Assim, quando não obtemos o controle adequado da dor com as medicações, avançamos no tratamento com a utilização de bloqueios, que podem ser realizados nos nervos, músculos, articulações, intra-articulares. São utilizadas medicações de forma isolada ou em múltiplas combinações. Estes procedimentos são muito seguros e podem ser repetidos até que haja a dessensibilização do sistema nervoso central e o melhor controle da dor.
E como já dizia Tim Hansel: a dor é inevitável. O sofrimento é opcional. Portanto, vamos lutar por um mundo sem dor!

Locais de atendimento:
Passo Fundo – Rua Teixeira Soares 1117, sala 501, tel (54) 3622-2989/3622-2990
Palmeira das Missões – Rua Rio Branco, 989, Sala 301, Edifício Athenas, Centro – Tel (55) 3742-4909
Frederico Westphalen – Clínica Raimed, Rua Tenente Portela 435, tel (55) 3744-3100

Canoas Mais

Noticias Relacionadas