Canoas: Multivacinação prossegue até o dia 30 de novembro nas UBS
Paula Venilda Machado da Silva, 43, faz questão de manter em dia a carteira de vacinação da filha Ana Clara. “Tive poliomielite, na época não tinha as vacinas”, explica. Agora quer garantir que a menina esteja imunizada.
Moradora do bairro Mato Grande, Paula recebe regularmente a visita das agentes comunitárias de saúde (ACS) que conferem se a pequena recebeu as doses adequadas de acordo com a idade. Esta busca ativa é realizada em todos os bairros para garantir os índices da cobertura vacinal apropriada.
As vacinas são a única forma de manter o controle sobre doenças transmissíveis. Graças a ela a poliomielite foi erradicada do país.
A importância de manter o calendário em dia é ressaltada junto aos moradores pelas agentes Nair Maria Machado Soares e Marlise Dorst, que diariamente percorrem as ruas do Mato Grande fazendo a busca ativa. “Quando tem alguma criança com a vacina atrasada, a gente procura saber o motivo e incentivar que procurem o posto”, explica Marlise.
Foi o caso de um do filho caçula da dona de casa Franciele Antunes de Moura, 27. Como teve alguns problemas de saúde, a vacina foi adiada por recomendação médica. “Agora coloquei tudo em dia”, garante.
Campanha
A Campanha de Multivacinação continua até o dia 30 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, para o público de 0 a 15 anos.
Vacinas disponíveis
Poliomielite
Febre amarela
Rotavírus
BCG (somente na UBS Santa Isabel)
Pentavalente
Pneumo 10
Hepatite A
Tríplice viral
Varicela
Meningocócica C
Rotavírus
DTP
HPV
Escritório de Comunicação – PMC