• 4 de março de 2024

Canoas: Multivacinação prossegue até o dia 30 de novembro nas UBS

 Canoas: Multivacinação prossegue até o dia 30 de novembro nas UBS

Paula Venilda Machado da Silva, 43, faz questão de manter em dia a carteira de vacinação da filha Ana Clara. “Tive poliomielite, na época não tinha as vacinas”, explica. Agora quer garantir que a menina esteja imunizada. 

Moradora do bairro Mato Grande, Paula recebe regularmente a visita das agentes comunitárias de saúde (ACS) que conferem se a pequena recebeu as doses adequadas de acordo com a idade. Esta busca ativa é realizada em todos os bairros para garantir os índices da cobertura vacinal apropriada. 

As  vacinas são a única forma de manter o controle sobre doenças transmissíveis. Graças a ela a poliomielite foi erradicada do país.  

A importância de manter o calendário em dia é ressaltada junto aos moradores pelas agentes Nair Maria Machado Soares e Marlise Dorst, que diariamente percorrem as ruas do Mato Grande fazendo a busca ativa. “Quando tem alguma criança com a vacina atrasada, a gente procura saber o motivo e incentivar que procurem o posto”, explica Marlise. 

Foi o caso de um do filho caçula da dona de casa Franciele Antunes de Moura, 27. Como teve alguns problemas de saúde, a vacina foi adiada por recomendação médica. “Agora coloquei tudo em dia”, garante. 

Campanha 

A Campanha de Multivacinação continua até o dia 30 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, para o público de 0 a 15 anos. 

Vacinas disponíveis 

Poliomielite

Febre amarela

Rotavírus

BCG (somente na UBS Santa Isabel)

Pentavalente

Pneumo 10

Hepatite A

Tríplice viral

Varicela

Meningocócica C

Rotavírus 

DTP

HPV

Escritório de Comunicação – PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas