Hospital Universitário passa a ser referência para internações por Covid-19
Com o avanço da vacinação e a testagem em massa da população, os números relacionados à pandemia seguem em queda no município. A melhora é percebida também na rede hospitalar, com a redução na quantidade de pacientes. Com isso, o Hospital Universitário de Canoas (HU) passou a concentrar, desde a última quinta-feira (29), todas as internações de Covid-19 em Canoas.
Com a mudança na organização da rede hospitalar, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC) não receberão mais pacientes com coronavírus neste momento. As duas instituições ficarão livres para atender outras demandas que não estejam relacionadas a Covid-19, conforme suas especialidades. Esse é um passo importante para a realização de mutirões e avançar na redução na fila de espera por consultas, exames, cirurgias e pequenos procedimentos.
Segundo o boletim epidemiológico deste sábado (31), 23 pacientes estavam internados na UTI Covid, o que representa uma taxa de ocupação de 19,66%. Na Enfermaria, eram 13 (7,74%). Entre 4 e 24 de julho, caiu de 364 para 231 o número de novos casos da doença em Canoas. Isso representa uma redução de mais de 63%, com base nos dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde até o dia 28 de julho.
Vacinação
Mais de 55% da população de Canoas já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 183 mil pessoas fizeram a primeira aplicação e mais de 80 mil completaram o esquema de imunização com as duas doses ou dose única, até sábado. Levando em consideração apenas a população acima de 18 anos, o percentual de vacinação sobe para 75%.
Testagem
Desde o início do ano, foram realizados mais de 115,2 mil testes para detecção do coronavírus em Canoas. Do total, em torno de 70 mil ocorreram nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura no início de março.
Escritório de Comunicação – PMC