Advogado Evans Melo, novo colunista do Jornal RS NORTE
OLÁ, AMIGOS E AMIGAS!
Hoje estou iniciando minha atuação como colunista deste distinto meio de comunicação que é o jornal RSNorte. Saúdo a todos os seus seguidores e destaco que me dedicarei para trazer assuntos que contribuam com nossa comunidade, município e região, pois a verdade e a informação correta devem ser primordiais na imprensa livre.
João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO I
A liberdade de expressão deve ser exercida de forma honesta e com responsabilidade, pois o Direito à Informação é uma garantia fundamental, assim como a própria Liberdade de Expressão. A manifestação do pensamento, portanto, deve ter um compromisso com os fatos e não com os interesses obscuros, pois tudo sempre vem à luz e a imprensa é o meio de informar a população.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO II
A Imprensa Livre é uma garantia constitucional decorrente do Direito à Informação e deve ser um baluarte da verdade. Seu exercício deve ser realizado de modo responsável e com fidedignidade da notícia aos fatos, mas sobretudo com o contraditório, ou seja, ouvindo os dois lados. Não cabe à imprensa julgar, mas informar de forma imparcial, inclusive na manifestação de sua opinião.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO III
A recente decisão do STF, que possibilita a responsabilização dos órgãos de imprensa por palavras dos entrevistados é, ao que parece, uma forma de limitação da Liberdade de Expressão e da Imprensa Livre, pois pune quem traz a notícia por todos os seus ângulos. A verdade não pode ser fabricada, ela é um fato e esses dois direitos fundamentais são a garantia de que a luz iluminará a realidade para que a informação seja precisa e o seu receptor possa formar sua opinião de forma livre, exercendo seu direito ao livre pensamento. A limitação da Liberdade de Expressão é contraprodutiva e suprime o livre pensamento e sua manifestação.
R$ 177 Milhões
Este é o orçamento estimado para o ano de 2024 que foi aprovado no dia 13 de dezembro de 2023 pelo Poder Legislativo Municipal. Será que todos sabem o destino desse dinheiro? Nas próximas edições iremos trazer informações sobre o destino do orçamento público, pois todos os cidadãos são fiscais natos e devem estar cientes de como seus impostos são gastos.
QUAL A SITUAÇÃO?
O Frederico em Luz está muito bonito e pomposo, parabéns aos envolvidos, mas a pergunta que fica é?
Qual a situação do restante do município? Veremos nas próximas colunas.