• 4 de dezembro de 2024

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

 Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Foto e informações: JORNAL O TIMONEIRO/Canoas

Canoas Mais

Noticias Relacionadas