• 27 de fevereiro de 2024

Transplantados do Hospital de Clínicas fazem caminhada pela conscientização neste sábado (25)

 Transplantados do Hospital de Clínicas fazem caminhada pela conscientização neste sábado (25)

As primeiras 200 pessoas que chegarem ao local vão receber camisetas 

Um evento para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos será realizado pelo Hospital de Clínicas na manhã deste sábado, 25, a partir das 9h. A 3ª Caminhada dos Transplantados acontece no Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção. Participam equipes de saúde, transplantados, familiares e doadores. 

A atividade conta com tendas e profissionais da saúde especializados em Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Reabilitação, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Terapia Ocupacional. Além disso, a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg /Tabelionato) irá prestar informações sobre como fazer o registro  gratuito de doador de órgãos. 

O HCPA é uma das instituições públicas com tradição na realização de todos os tipos de transplantes adultos e pediátricos. Em outubro, o hospital ultrapassou a marca dos 10 mil transplantes. “Queremos mostrar que o transplante recoloca a pessoa para uma vida saudável e que trazer o tema da doação de órgãos ao cotidiano ajuda a salvar vidas”, ressalta a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell. Mas para que um transplante aconteça, não basta a competência profissional ou as mais modernas estruturas e equipamentos: é indispensável que existam doadores. Em cerca de 40% dos casos as famílias negam a doação, por isso é fundamental fomentar o diálogo sobre o tema. 

As primeiras 200 pessoas que chegarem ao local vão receber, gratuitamente, camisetas exclusivas da 3a Caminhada. O evento é promovido pelo HCPA, com apoio da Unimed, Fundmed,  Asmed, Liga dos Transplantes de Órgãos (Litros), ViaVida, Sociedade Brasileira de Córneas e SemexerTX.

No evento, médicos transplantadores, equipes de acompanhamento multidisciplinar, transplantados e doadores estarão disponíveis para entrevistas. 

Canoas Mais

Noticias Relacionadas