• 27 de fevereiro de 2024

Servidores municipais de Canoas recebem capacitação em primeiros socorros

 Servidores municipais de Canoas recebem capacitação em primeiros socorros

Aplicar os primeiros socorros às vítimas de acidentes ou mal súbitos, até a chegada do atendimento especializado, é essencial para salvar vidas. Com esse propósito, a Secretaria de Gestão Hospitalar lançou, nesta quinta-feira (3), o projeto Capacitação em Primeiros Socorros para Servidores Municipais de Canoas.

A atividade, que aconteceu no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal, foi ministrada pelo enfermeiro coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Canoas, Ângelo Tressoldi. O profissional orientou como socorrer a vítima até a chegada do Samu no local. “Para salvar uma pessoa que teve uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, a ação dos primeiros socorros é primordial, para que a pessoa seja reanimada com menos chance de apresentar sequelas”, salientou. Ele também explicou como agir em casos de engasgos, convulsões, quedas, sangramentos e queimaduras.

Para o servidor Jorge Junior, o conhecimento adquirido na capacitação é de utilidade pública. “Todos podemos eventualmente passar por situações de emergência, seja por lesões, acidentes de trabalho, em casa ou no trânsito. Neste momento, percebemos a importância dos primeiros socorros e o quanto esses conhecimentos podem fazer diferença”, avaliou.

Socorro imediato

A secretária de Gestão Hospitalar, Juceila Dall’Agnol de Lacerda, comentou a importância de buscar conhecimentos básicos de primeiros socorros. “A Lei Lucas foi criada após uma criança morrer engasgada durante uma excursão. No local, ele não foi socorrido porque ninguém tinha noção de primeiros socorros”, exemplificou.

Conforme Juceila, a expectativa é de que os servidores municipais recebam, até o final do ano, a formação e possam estar habilitados para auxiliar colegas e pessoas da sociedade como um todo, em uma eventual emergência. A próxima capacitação está prevista para acontecer na quinta-feira (10), com a participação de servidores do Gabinete do Prefeito e do Canoasprev. Segundo a diretora de Gestão das UPAS e SAMU, Vanessa Rafaela Ribeiro, até o final deste ano, todos os servidores e todas as escolas de educação infantil devem receber  a capacitação.

Escritôrio de Comunicação – Ecom

Canoas Mais

Noticias Relacionadas