• 21 de fevereiro de 2024

Segurança intensifica ações de combate à criminalidade em Canoas

 Segurança intensifica ações de combate à criminalidade em Canoas

O programa Canoas Cidade do Cuidado, uma das principais ações municipais da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), está ampliando as operações. Importante ferramenta nas ações de prevenção e combate à criminalidade no município, o Gabinete de Gestão Integrada – Prevenção (GGI) foi retomado neste mês.

Para o secretário de Segurança, Guilherme Pacífico, a retomada deste importante braço do programa é um passo adiante nas políticas de integração estabelecidas na SMSP. “É uma importante ferramenta de gestão para prospecção de políticas públicas vencedoras. Essa ambientação é a melhor ferramenta para a segurança pública, tendo a integração entre secretarias, órgãos e forças para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do canoense”, disse.

Sobre o GGI

É a câmara técnica executiva do Canoas Cidade do Cuidado, responsável pelo planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações finalísticas. Também organiza as intervenções voltadas às escolas, através do programa Tempo de Cuidar, e as ações da estratégia da Rede Ampliada de Acolhimento.

O Gabinete surgiu no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em 2009. Canoas foi uma das principais divulgadoras e precursora da composição de integração entre as forças federais, estaduais e municipais. O fórum de governança, envolvendo outros secretários e agentes do Judiciário e Ministério Público, é uma importante ferramenta de debate e de tomada de decisões para ações de segurança.

Cidade do Cuidado

Atualmente, sob o guarda-chuva do Canoas Cidade do Cuidado também estão em funcionamento os Centros de Acesso a Direitos, a Rede Ampliada de Acolhimento, a Política Municipal de Prevenção às Violências nas Escolas, os programas Cada Jovem Conta e Presença. No segundo semestre, o plano é retomar o Comitê Integrado de Prevenção (CIP), que faz a gestão estratégica.

PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas