• 20 de julho de 2024

Presidente Zanchin abre seminário do Movimento pela Educação em Osório

 Presidente Zanchin abre seminário do Movimento pela Educação em Osório

Na manhã desta sexta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), conduziu a cerimônia de abertura oficial da 7ª edição do Movimento pela Educação – Vamos Debater Juntos. O evento está ocorrendo na Câmara Municipal de Osório, na região do Litoral Norte do Estado. 
Após a cerimônia de abertura, haverá um painel de debates com especialistas da área, uma palestra sobre o tema e, por último, a reunião do Coredes regional. A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente do Parlamento para nortear os trabalhos do Legislativo gaúcho durante o ano de 2023.
Durante sua manifestação, Zanchin disse que o Movimento Pela Educação é uma cruzada pela educação, a partir da convicção de que não há desenvolvimento econômico e social  que perdure ao longo do tempo, sem qualidade da educação ofertada aos jovens e crianças. “Buscamos um verdadeiro pacto com a sociedade gaúcha em torno deste tema. Esse é o nosso projeto”, garantiu
O presidente relatou algumas iniciativas do Executivo estadual, a partir de sugestões colhidas nos seminários do Movimento pela Educação. Entre elas, ele citou o aperfeiçoamento das relações entre o Governo do Estado e municípios, a atenção à idade certa de alfabetização, ensino em tempo integral e profissionalizante. Por último, Zanchin anunciou uma parceria com o Governo do Estado, com aporte de recursos do Legislativo, para a formação de professores.
Em sua fala, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), disse que participa do seminário para trazer uma mensagem de otimismo sobre o assunto, Ele disse que o Governo estadual tem convicção da melhora da qualidade do ensino e das outras questões que envolvem o tema, como a remuneração de professores e infraestrutura escolar. “Essa é uma prioridade absoluta do governo gaúcho e, com a parceria da Assembleia Legislativa, o RS tende a avançar muito nessa área”, garantiu.
Para o vice-governador, o debate sobre educação é estratégico e necessário para que o RS se debruce e melhore seus índices. Ele destacou, entre as ações governamentais direcionadas ao setor este ano, o projeto apresentados à Assembleia para contratação de professores de forma emergencial; a abertura de concurso público para mais de mil vagas; programas de formação de professores (Professor do Amanhã) e de alfabetização inicial de crianças (AlfabetizaTchê).
Também se manifestaram o deputado Luciano Silveira (MDB), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Osório, Miguel Calderon, e o prefeito de Osório, Roger Caputi.
A deputada Delegada Nadine (PSDB), a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), e o presidente do Fórum do Coredes, Beto Vigotto, completaram a mesa dos trabalhos da cerimônia. Ainda participaram do ato, prefeitos, vereadores e autoridades regionais ligadas a área da educação.
Após as manifestações, as autoridades presentes descerraram uma placa alusiva ao evento.
PainelNesta edição, os painelistas convidados são Stéfanie Casagrande, secretária de Educação e Cultura de Encantado, Vanderlize San Marins de Lima, professora Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, de Sapiranga, e Aracy Maria da Silva Ledo, presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, mediados pelo jornalista Túlio Milman. A palestra será conduzida pela professora e escritora Jane Haddad, mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. 
O Movimento pela Educação já esteve em Marau, Restinga Sêca, Sant Ana do Livramento, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. Além de Osório, para contemplar as nove Regiões Funcionais do Estado, o debate será realizado também em encontros na região Sul e em Porto Alegre até o fim de outubro. 
O levantamento de informações obtido nesses encontros será somado ao trabalho que o presidente Zanchin está realizando junto de sua equipe técnica e com o apoio de consultores renomados nacionalmente, como a professora Claudia Costin, o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, será formulado um Marco Legal da Educação Gaúcha.

Foto: Rodrigo Rodrigues

Canoas Mais

Noticias Relacionadas