• 4 de março de 2024

Prefeitura de Canoas lança Cadastro Simplificado de Construções para atualização de terrenos baldios

 Prefeitura de Canoas lança Cadastro Simplificado de Construções para atualização de terrenos baldios
PMC

Já está valendo o Cadastro Simplificado de Construções – programa temporário da Prefeitura de Canoas que vai permitir o registro de construções no cadastro fiscal, sem a necessidade do Habite-se. Através do programa, terrenos que são considerados como baldios, mas que possuam uma construção, poderão ter redução no valor do IPTU, gerando mais economia para o proprietário.

Para participar, os canoenses terão até 31 de agosto para realizarem o pedido através do site https://www.canoas.rs.gov.br/cadastrosimplificadodeconstrucoes. Depois do protocolo, os pedidos serão analisados pela Secretaria da Fazenda e, ao final, a relação de imóveis beneficiados será publicada no Diário Oficial do Município.

“Atualmente, imóveis baldios pagam de 1,7% a 4,4% de IPTU. Já imóveis que contenham alguma construção, pagam menos: de 0,4% a 0,6%. Com o novo programa, a atualização é simplificada e sem a necessidade de Habite-se”, explica o secretário da Fazenda, Luis Davi Siqueira.

A facilidade foi gerada através do Decreto 215, de 17 de junho de 2022, e permite cadastrar construção de natureza residencial (construída para ser moradia), ainda que esteja sendo utilizada para indústria, comércio ou prestação de serviço, com área construída de até 200 m² e concluída até 31 de dezembro de 2018, desde que localizada em terreno de até 1.300 m².

“Serão cadastradas até cinco construções em um mesmo imóvel, desde que não ultrapassado o limite de 400 m² de área construída por imóvel. Ultrapassados os limites, não serão cadastradas as construções, mantendo-se o cadastro dos terrenos como baldio”, afirma o secretário Siqueira. “Além de trazer um benefício ao contribuinte, o programa também traz os imóveis para regularidade do fisco municipal”, completa.

Dívidas não serão alteradas
A dívida passada de IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de terrenos baldios não será extinta e nem recalculada. A atualização no cadastro apenas impactará nos lançamentos futuros – a partir de 2023.

Como encontrar o número de cadastro:
– No carnê de IPTU;
– Na carta informativa do Programa de Cadastramento Simplificado de Construções encaminhada para todos os endereços de correspondência dos imóveis aptos a participar do Programa;
– No portal GeoCanoas.

Alíquotas de IPTU para imóveis baldios ou com construções em Canoas:
– Imóveis baldios: 1,7% a 4,4%;
– Imóveis prediais (com alguma construção): 0,4% a 0,6%.

Onde encontrar maiores informações sobre o Programa de Cadastramento Simplificado de Construções?
As informações estão disponíveis em todas as Subprefeituras, na Unidade de Atendimento da Fazenda ou pelo canal virtual de atendimento da Receita Municipal: www.canoas.rs.gov.br/receitacanoasatende

Escritório de Comunicação – PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas