• 20 de julho de 2024

Mutirão do Outubro Rosa realizou mais de 1600 atendimentos

 Mutirão do Outubro Rosa realizou mais de 1600 atendimentos

Centenas de canoenses procuraram pelas unidades de saúde que estiveram abertas neste sábado (21), para a realização de coleta do exame citopatológico (prevenção ao câncer do colo e do útero), encaminhamentos aos exames da mama, consultas médicas, entre outros atendimentos em saúde. Ao todo 359 mulheres fizeram o exame de coleta e 218 foram encaminhadas para exames da mama.

Camila Vieira, de 26 anos, que mora no bairro Rio Branco, foi uma das mulheres a buscar atendimento. Mãe de um menino de oito meses, fez o auto exame e sentiu um caroço no seio. ”Estou amamentando ainda e tão logo percebi essa diferença no meu corpo, procurei atendimento. Estive na sexta-feira (20) na minha unidade de referência e me alertaram que teria esse mutirão hoje, sem a necessidade de agendamento. Achei muito bom, porque para quem trabalha, fica bem melhor de conseguir vir. Deixo o alerta para as mulheres que, independente do outubro rosa, que cuidem da saúde da mama, façam o autoexame e busquem profissionais de saúde em caso de dúvidas”, comentou.

As enfermeiras Camila Oliveira e Jéssica Souza, que fizeram trabalhos de apoio e gestão nas unidades, avaliaram a procura pelos atendimentos como muito positiva. “Tivemos uma boa adesão a essa campanha tão importante, que ofereceu esses exames para diagnóstico precoce de câncer de colo de útero e de mama. Quem não conseguiu participar pode procurar a unidade de saúde durante a semana e realizar os exames”, ressaltaram.

Os atendimentos do Mutirão em números

Coletas citopatológicos: 359
Testes rápidos ISTs: 133
Consultas médicas: 321
Solicitação de hemoglobina glicada: 78
Solicitação de mamografia: 218
Verificação de pressão arterial: 413
PICS: 117
Atividades de sala de espera: 41

PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas