Mutirão do Outubro Rosa realizou mais de 1600 atendimentos
Centenas de canoenses procuraram pelas unidades de saúde que estiveram abertas neste sábado (21), para a realização de coleta do exame citopatológico (prevenção ao câncer do colo e do útero), encaminhamentos aos exames da mama, consultas médicas, entre outros atendimentos em saúde. Ao todo 359 mulheres fizeram o exame de coleta e 218 foram encaminhadas para exames da mama.
Camila Vieira, de 26 anos, que mora no bairro Rio Branco, foi uma das mulheres a buscar atendimento. Mãe de um menino de oito meses, fez o auto exame e sentiu um caroço no seio. ”Estou amamentando ainda e tão logo percebi essa diferença no meu corpo, procurei atendimento. Estive na sexta-feira (20) na minha unidade de referência e me alertaram que teria esse mutirão hoje, sem a necessidade de agendamento. Achei muito bom, porque para quem trabalha, fica bem melhor de conseguir vir. Deixo o alerta para as mulheres que, independente do outubro rosa, que cuidem da saúde da mama, façam o autoexame e busquem profissionais de saúde em caso de dúvidas”, comentou.
As enfermeiras Camila Oliveira e Jéssica Souza, que fizeram trabalhos de apoio e gestão nas unidades, avaliaram a procura pelos atendimentos como muito positiva. “Tivemos uma boa adesão a essa campanha tão importante, que ofereceu esses exames para diagnóstico precoce de câncer de colo de útero e de mama. Quem não conseguiu participar pode procurar a unidade de saúde durante a semana e realizar os exames”, ressaltaram.
Os atendimentos do Mutirão em números
Coletas citopatológicos: 359
Testes rápidos ISTs: 133
Consultas médicas: 321
Solicitação de hemoglobina glicada: 78
Solicitação de mamografia: 218
Verificação de pressão arterial: 413
PICS: 117
Atividades de sala de espera: 41
PMC