• 4 de março de 2024

Mutirão de Limpeza conclui serviços no quadrante Sudoeste de Canoas

 Mutirão de Limpeza conclui serviços no quadrante Sudoeste de Canoas
PMC

“Moro aqui há 55 anos e agora que está melhorando a limpeza. Está ficando muito bom, falta apenas as pessoas fazerem a parte delas e manterem este trabalho”. É assim que define a moradora do bairro Rio Branco, Vilma Gomes, sobre o Mutirão de Limpeza que está acontecendo em Canoas desde o dia 3 de outubro.

Durante estas duas semanas, já foram recolhidos 4.770 toneladas de entulhos e lixos nos quadrantes Sudoeste e Nordeste, concluindo a limpeza dos bairros Fátima, Rio Branco, Mato Grande e Central Park. “Com esse trabalho intenso da Prefeitura, está muito melhor. Agora sim, dá gosto de ver”, enfatizou a canoense Marlene Barbosa.

“O Mutirão é uma necessidade que vimos após o temporal de agosto, que danificou milhares de construções e árvores na cidade, gerando um acúmulo de entulhos, o que sobrecarregou as Subprefeituras e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos”, destaca o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

Descartar lixo de forma irregular é crime

A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.

A ação continua nos bairros Guajuviras, Estância Velha, Igara e São José. Entre os dias 10 e 15 de outubro, foram recolhidas 1.572 toneladas de entulhos. “Seguimos com o nosso objetivo de limpar toda a cidade sem deixar nada para trás. Por isso, os trabalhos estão acontecendo aos sábados e nos feriados, para potencializar as nossas ações”, enfatiza o secretário de Obras, Marco Antônio Oliveira.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas