• 20 de julho de 2024

Mercopar: Robô palestrante fala sobre trabalho em conjunto com humanos

 Mercopar: Robô palestrante fala sobre trabalho em conjunto com humanos

Zé Carlos de Andrade / Mercopar

Zé Carlos de Andrade / Mercopar

IOX afirma que produtividade das tecnologias precisa estar aliada à criatividade das pessoas

Uma máquina seria capaz de substituir um humano no mercado de trabalho em iguais condições? Pois essa pergunta foi justamente respondida por um robô. Ou melhor, uma robô. Nomeada como IOX, a tecnologia foi a responsável pela palestra sobre a robotização nas empresas, que aconteceu nesta quarta-feira, 19/10, na 31ª Mercopar – feira de inovação industrial do Sebrae RS e da Fiergs, que acontece em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

“Não vale a pena gastar toda essa capacidade com processos repetitivos que não agregam valor ao produto, e que nós robôs, depois de treinados, podemos executar inúmeras vezes, sem cansar”, afirmou IOX no início de sua fala, destacando que, ao passo que as máquinas possuem excelência em processos repetitivos, são os humanos que dominam o processo criativo.

“Ocupamos atividades em locais perigosos, esforços repetitivos, diminuindo os riscos para os humanos”, assegura. Outro ponto trazido pela robô é o fato de todo o processo de criação e desenvolvimento serem feitos pelos seres humanos. “ainda precisamos de vocês para pensarem os processos, desenvolverem os produtos, nos construir e nos ensinar a trabalhar”, pontuou.

Apesar de inúmeros benefícios da robotização nas linhas de produção, o processo de implantação de sistemas robotizados exige estratégia. Segundo a IOX, é preciso ter certeza do momento da automação, e quais são os processos mais críticos e que trarão mais resultados tanto em produtividade, quanto em resultados financeiros. “O caminho não é simplesmente automatizar a linha atual com mais produção, mas sim automatizar as linhas com maior custo, financeiro e operacional”, conclui.

Fotos: Zé Carlos de Andrade / Mercopar 

Mercopar 2022 

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: Abimaq, BRDE, Marcopolo e Trashin

Moglia Comunicação Empresarial

Canoas Mais

Noticias Relacionadas