• 26 de fevereiro de 2024

Feira de Agroindústrias reúne dezenas de empreendedores em Frederico Westphalen

 Feira de Agroindústrias reúne dezenas de empreendedores em Frederico Westphalen

AP RS NORTE CP

AP RS NORTE

Encerrou neste domingo, em Frederico Westphalen, a 1ª Feira Regional das Agroindústrias Familiares. O evento reuniu, desde a última sexta-feira, 66 expositores de 35 dos 43 municípios da área da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop). Na estrutura montada no centro da cidade foram comercializados embutidos, geleias, doces, derivados de leite, sucos, erva mate, vinho, entre outros alimentos processados pelas agroindústrias da região Norte do Estado. No local, 17 espaços comercializaram peças de artesanato produzidas por grupos e artesãos da região.

A programação foi promovida pela Amzop, Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a prefeitura de Frederico Westphalen, tendo o apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

O presidente da Amzop e prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva, disse que a feira obteve sucesso e se constitui de grande importância para potencializar as vendas dos produtos das agroindústrias e divulgar o segmento. “É graças aos empreendedores rurais que a nossa região vem se desenvolvendo, sendo que, de 2019 a 2020, tivemos um crescimento econômico de 22% na região, um salto expressivo e acima da média de todo o Estado”, observa.https://6251b2850657794c58e145fecda119a7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, informou que a região possui 170 agroindústrias. Destas, 100 já estão legalizadas. “Trabalhamos na orientação técnica e no auxílio aos empreendimentos rurais, para que eles se desenvolvam, tenham geração de renda e proporcione mais qualidade de vida às famílias”, disse.

A secretária da Agricultura do Estado, Silvana Covatti, citou a força da região, dos empreendimentos rurais e as ações que estão sendo desenvolvidas em nível de Estado pelo desenvolvimento do setor agropecuário do RS. “Aqui vemos a região sendo impulsionada e mostrando o seu potencial, e são esses produtores, essas famílias do campo que não deixam faltar alimento em nossas mesas, sendo que mesmo enfrentando uma pandemia, o agro não parou”, observa.

Relação econômica

Com o objetivo de aproximar e estreitar a relação entre as entidades compradoras de produtos destinados à merenda escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os empreendimentos da agricultura familiar criaram um catálogo com as informações das agroindústrias e cooperativas que estão aptas e interessadas a comercializar para o mercado institucional dos 43 municípios da região da Amzop.

A coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcia Faccin, destacou a importância da compra institucional dos produtos da agricultura familiar. “Essa é mais uma ferramenta que auxiliará os compradores e beneficiará as cooperativas e agroindústrias vendedoras, buscando ampliar o percentual de compra destinado ao Pnae e PAA, valorizando sempre a produção da agricultura familiar e os empreendimentos rurais”, afirma.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas