• 19 de junho de 2024

Agricultura Familiar de Canoas produz 260 toneladas de alimentos por mês

 Agricultura Familiar de Canoas produz 260 toneladas de alimentos por mês

ASCOM PREFEITURA

PMC DIVULGAÇÃO

Conhecida por ser uma cidade industrial, Canoas também está crescendo no setor da agricultura familiar. Atualmente, 70 famílias sobrevivem com a produção agrícola, fornecendo aproximadamente 260 toneladas de alimentos por mês. Os dois maiores polos agrícolas ficam localizados nos bairros Mato Grande e Estância Velha.

As principais atividades desenvolvidas pelos pequenos agricultores são a produção de alface, tomate, espinafre, couve, beterraba, nabo, temperos verdes, como alecrim, tomilho, cebolinha, manjericão, hortaliças, entre outras. Os alimentos são destinados para o Programa de Aquisição Alimentar (PAA), Central de Abastecimento (Ceasa), restaurantes, supermercados, estabelecimentos comerciais e feiras pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI).

Os agricultores de Canoas contam também com os serviços de assistência técnica e extensão rural do escritório municipal da Emater, que ainda realiza capacitações de agricultores, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Conforme levantamento realizado pela SMDETI, ainda existem na cidade sete hortas comunitárias que envolvem aproximadamente 200 produtores rurais.

Para a titular da SMDETI, Simone Sabin, apesar da agricultura não ser um dos setores que mais contribui para a arrecadação municipal, é uma atividade de suma importância para o desenvolvimento sustentável, para a preservação ambiental e para a garantia de produção de alimentos de qualidade. “Somos conhecidos nacionalmente pelo forte setor industrial. O que poucas pessoas sabem é que Canoas também tem produção agrícola e nós estamos trabalhando desde janeiro no fortalecimento dessa área”, destaca a secretária.

Programa de Aquisição de Alimentar atende 1 mil famílias

O Programa de Aquisição de Alimentar (PAA), do Governo Federal, coordenado no município pela Secretaria Municipal da Cidadania, disponibiliza recursos para que o município efetue a compra de alimentos da agricultura familiar. Os produtos são destinados aos equipamentos públicos da Assistência Social, como CRAS e CREAS, e entidades da organização civil da rede socioassistencial, beneficiando aproximadamente 1 mil famílias.

Escritório de Comunicação – PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas