Transplantados do Hospital de Clínicas fazem caminhada pela conscientização neste sábado (25)
As primeiras 200 pessoas que chegarem ao local vão receber camisetas
Um evento para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos será realizado pelo Hospital de Clínicas na manhã deste sábado, 25, a partir das 9h. A 3ª Caminhada dos Transplantados acontece no Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção. Participam equipes de saúde, transplantados, familiares e doadores.
A atividade conta com tendas e profissionais da saúde especializados em Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Reabilitação, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Terapia Ocupacional. Além disso, a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg /Tabelionato) irá prestar informações sobre como fazer o registro gratuito de doador de órgãos.
O HCPA é uma das instituições públicas com tradição na realização de todos os tipos de transplantes adultos e pediátricos. Em outubro, o hospital ultrapassou a marca dos 10 mil transplantes. “Queremos mostrar que o transplante recoloca a pessoa para uma vida saudável e que trazer o tema da doação de órgãos ao cotidiano ajuda a salvar vidas”, ressalta a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell. Mas para que um transplante aconteça, não basta a competência profissional ou as mais modernas estruturas e equipamentos: é indispensável que existam doadores. Em cerca de 40% dos casos as famílias negam a doação, por isso é fundamental fomentar o diálogo sobre o tema.
As primeiras 200 pessoas que chegarem ao local vão receber, gratuitamente, camisetas exclusivas da 3a Caminhada. O evento é promovido pelo HCPA, com apoio da Unimed, Fundmed, Asmed, Liga dos Transplantes de Órgãos (Litros), ViaVida, Sociedade Brasileira de Córneas e SemexerTX.
No evento, médicos transplantadores, equipes de acompanhamento multidisciplinar, transplantados e doadores estarão disponíveis para entrevistas.