• 20 de julho de 2024

Serviço de Fisiatria e Reabilitação do Hospital de Clínicas é transferido para área três vezes maior

 Serviço de Fisiatria e Reabilitação do Hospital de Clínicas é transferido para área três vezes maior

Unidade conta com estrutura moderna para melhor acolher pacientes, profissionais e estudantes

A partir desta quarta-feira (19/6), o atendimento do Serviço de Fisiatria e Reabilitação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) passa a ocorrer na nova área localizada no 3º andar do Bloco C. O ambiente moderno, com espaço três vezes maior que o utilizado anteriormente, proporciona melhora na circulação, no acolhimento de pacientes e profissionais e na qualidade dos serviços prestados. O trabalho da equipe multiprofissional vai além da reabilitação física, promovendo o reequilíbrio psicoemocional e a reintegração social e profissional da pessoa com deficiência.

Ao mês, ocorrem mais de 2 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos médicos e sessões terapêuticas para pacientes com doenças neurológicas, reumatológicas, ortopédicas, traumatológicas e vasculares. O serviço também é centro de referência no estado para o tratamento da espasticidade, distúrbio do movimento em que há hiperatividade muscular involuntária, gerando dor, espasmos, contratura e deformidade dos membros.

A mudança de local também traz como benefícios a ampliação de espaços anteriormente compartilhados, como consultório de Psicologia e Serviço Social, e da Reabilitação Cardíaca. Há ainda salas específicas para o atendimento do público adulto e pediátrico e a criação de novas estruturas, como salas de atividade de vida diária, que simulam os ambientes de um apartamento, e de estimulação precoce para Fisioterapia Infantil. O serviço, que estava instalado em área de 422 m², passou a contar com 1.318 m² e a dispor de 49 salas, incluindo áreas de apoio e salas administrativas.

Além de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, médicos fisiatras e fisioterapeutas, a equipe multiprofissional que atua no local é composta por enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fonoaudióloga, terapeutas ocupacionais, educador físico, psicóloga, assistente social, profissional assistencial de Fisiatria e técnico em secretariado.

A pasta com fotos e vídeos da nova área pode ser acessada aqui.

O crédito das imagens é Clóvis Prates/Divulgação HCPA.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas