• 21 de fevereiro de 2024

Restaurante Popular de Canoas alcança marca de 45 mil refeições servidas a pessoas em vulnerabilidade social

 Restaurante Popular  de Canoas alcança marca de 45 mil refeições servidas a pessoas em vulnerabilidade social
PMC

O Restaurante Popular de Canoas atingiu a marca de 45 mil refeições servidas desde sua reabertura, em 30 de abril de 2021. São oferecidos diariamente, em média, 200 almoços ao preço de R$1,00 para canoenses cadastrados no CadÚnico e para quem está em situação de rua, o valor não é cobrado. O espaço funciona na Avenida Boqueirão, 2.751, no Bairro Estância Velha.

Ana Maria Anemo, 69 anos, explicou que vai todos os dias almoçar no local e elogiou o serviço e o atendimento que é feito. “Eu sempre venho, desde a reabertura, é de uma ajuda muito grande para a gente e a comida é muito boa, a gente vê que é bem preparada, feita com carinho, amor e capricho, por esse pessoal que é super generoso”, comentou.

O secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, comemora a marca dos 45 mil e o importante trabalho que é feito no local. “É um número muito significativo, representa para a população, principalmente a que mais precisa, um número muito robusto. Essa é a nossa proposta, que temos trabalhado desde a reabertura do restaurante e vamos trabalhar para que os atendimentos cresçam ainda mais”, destacou.

Além dos almoços servidos, no local também são fornecidas orientações referente a assistência social, como o Cadastro Único, que é a porta de entrada para a solicitação de benefícios sociais no âmbito municipal, estadual e federal. O cadastro no CadÚnico pode ser feito nos mutirões, que ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, em um dos CRAS da cidade. As datas e locais são divulgadas nas plataformas oficiais da Prefeitura de Canoas.

Cardápio
Feito com base em orientações do setor de nutrição da Prefeitura, o menu muda diariamente. O cardápio é sempre composto por arroz, feijão, guarnição (massa, batata, aipim, polenta ou legumes), uma fonte de proteína animal (carne de gado ou frango), verduras e uma fruta de sobremesa. Também é disponibilizado um copo de água.

Fechamento
Fechado em janeiro de 2019, o espaço foi reaberto em 30 de abril de 2021. Durante o período, além de prejudicar a população beneficiada, também gerou custos para os caixas do Município. Com o valor gasto no aluguel nos mais de dois anos de portas fechadas, a estimativa é de que poderiam ter sido servidas 20 mil refeições.

Escritório de Comunicação PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas