• 19 de junho de 2024

Nova Central de Testagem de Canoas começa a funcionar nesta terça-feira

 Nova Central de Testagem de Canoas começa a funcionar nesta terça-feira

PMC DIVULGAÇÃO

PMC DIVULGAÇÃO

A partir desta terça-feira (11), os canoenses passam a contar com uma nova Central de Testagem para a Covid-19. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ao lado da Central de Vacinas, na Estação Canoas, da Trensurb. Aos sábados, o horário de funcionamento será das 8h às 17h. O horário ampliado vai possibilitar aumento na capacidade de testes. A localização estratégica vai facilitar o acesso para os moradores com suspeita da doença.

Para evitar aglomerações, será montada uma tenda para o acolhimento e a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga. Os pacientes devem se dirigir diretamente para lá, onde farão o cadastro, passam pela avaliação da enfermagem e aguardam o chamado para a coleta na Central. Depois, retornam para a tenda da praça e esperam o resultado, no caso dos testes rápidos.

A nova Central de Testagem conta com cinco salas de coleta e oferece três tipos de testes: teste rápido antígeno (gota de sangue no dedo), RT PCR, (cuja análise é feita em laboratório em até 7 dias) e teste rápido de RT – antígeno, estes dois últimos com o cotonete nasal. Com a inauguração do novo espaço, a Central de Testagem que funcionava na Praça do Avião será desativada.

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Jairo Jorge, conferiu as novas instalações, ao lado do vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, e dos secretários de Saúde, Maicon Lemos, e Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini. Jairo Jorge enfatizou que a Prefeitura está em alerta com a chegada de uma terceira onda, com aumento dos casos, e que, apesar de menor gravidade, é preciso que todos reforcem a prevenção. “É preciso manter os cuidados, fazer a vacina e, diante de qualquer sintoma, fazer o teste, só assim conseguiremos vencer a pandemia”, ressaltou o prefeito.

Além do novo espaço, a Prefeitura de Canoas mantém outros quatro centros de testagem em diferentes pontos da cidade, com horários de funcionamento das 8h às 17h. Para fazer o teste em qualquer uma das unidades é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS.

Atendimento
Segundo o secretário de Saúde, Maicon Lemos, devido à grande procura por atendimento, a partir desta semana, será reativada a Tenda Covid, na UPA Carlos Giacomazzi, no Guajuviras. Também será retomado o atendimento exclusivo para pacientes com sintomas gripais na UPA Hugo Simões Lagranha, no Bairro Rio Branco.
Na UPA Giacomazzi, a tenda Covid será reerguida ao lado da unidade. Assim, todos os casos respiratórios serão acolhidos na estrutura externa e, casos não respiratórios, dentro da UPA. O funcionamento é 24 horas, com atendimento para crianças, adultos e idosos. Na UPA Lagranha, o atendimento pediátrico, adulto e para idosos será somente para quem apresentar sintomas respiratórios. A unidade funciona 24 horas.

Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Estação Canoas, da Trensurb, junto à Central de Vacinas

Demais Centrais de testagem
De segunda a sexta, das 8h às 17h

Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco

Espaço Contêiner
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói

Subprefeitura Nordeste
Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras

EMEF Prof. Thiago Würth
Rua São Lourenço, ao lado da Escola Infantil Vó Sara, Bairro Mathias Velho

Os testes oferecidos
RT-Antígeno: teste do cotonete, fica pronto em 15 minutos
RT-PCR: teste do cotonete, fica pronto de 5 a 7 dias
Os dois necessitam de requisição médica
Teste rápido: teste do dedo procura anticorpos de até 10 dias atrás.
Fica pronto em 15 minutos e não necessita requisição médica

Escritório de Comunicação – PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas