• 21 de fevereiro de 2024

Inadimplência do IPTU em Canoas alcança 30% dos contribuintes

 Inadimplência do IPTU em Canoas alcança 30% dos contribuintes

A inadimplência dos contribuintes do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Canoas é de 30%, em relação a 2023. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Segundo o secretário da pasta, Luís Davi Vicensi Siqueira, a expectativa é de que os canoenses aproveitem as condições de parcelamento em até oito vezes sem juros para quitarem as suas dívidas. O primeiro vencimento acontece em 10 de fevereiro e o último no dia 10 de setembro.

O pagamento em cota única, com descontos de até 15%, gerou uma arrecadação de R$ 77,6 milhões ao município, superando ao ano passado que totalizou R$ 72,9 milhões. “Este montante lançado pelo IPTU no orçamento deste ano representa um aumento de 6,4% em comparação com 2023”, frisou. O secretário também adiantou que este recurso será utilizado para quitar dívidas do município. “Serão regularizadas as contas que estão em atrasos com fornecedores, para que não haja prejuízo aos serviços públicos”, ressaltou.

Pagamento online

Os contribuintes que estão sem o carnê podem emitir o boleto através do site www.canoas.rs.gov.br/iptu2024. Ao acessar o site, basta clicar em Guias IPTU. Em seguida, é necessário selecionar o tipo de imposto desejado, neste caso, IPTU. Após será solicitado o CPF do proprietário do imóvel. Na sequência, o contribuinte terá acesso ao boleto para efetuar o pagamento.
Para quem possui o Débito Direto Autorizado (DDA) junto ao banco, o documento também está disponível no app ou via internet banking para o pagamento.

Atendimentos

Os atendimentos podem ser feitos pela internet, através do Atendimento Virtual do Portal da Fazenda (www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda) ou presencialmente, nos seguintes locais e horários:

Atendimento de verão: segunda-feira, das 12h às 18h; terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.

Unidade de Atendimento ao Contribuinte – Rua Frei Orlando, 68, Centro
Subprefeitura Centro – Rua Euclides da Cunha, 280, Centro
Subprefeitura Nordeste – Avenida Boqueirão, 3154, Estância Velha
Subprefeitura Noroeste – Rua Candelária, 441, Mathias Velho
Subprefeitura Sudeste – Rua Marechal Rondon, 100, Niterói
Subprefeitura Sudoeste – Rua Edgar Fritz Müller, 430, Rio Branco

PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas