• 26 de fevereiro de 2024

Hospital Moinhos de Vento conquista Top de Marketing com projeto Reciclagem Transformadora

 Hospital Moinhos de Vento conquista Top de Marketing com projeto Reciclagem Transformadora

Instituição hospitalar foi reconhecida na categoria Iniciativas em ESG, que estreou na premiação da ADVB neste ano

Diego Madia

O projeto Reciclagem Transformadora, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, recebeu o prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2022. A iniciativa venceu em uma categoria estreante na premiação: Iniciativas em ESG. O anúncio dos vencedores ocorreu na última quinta-feira (22) e a solenidade de premiação será no dia 10 de novembro. Com inúmeras premiações, o Hospital Moinhos de Vento já conquistou as categorias especiais como Top Sustentabilidade e Top Inovação em Produto, Serviços ou Processos.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destaca o êxito do projeto Reciclagem Transformadora. “O nosso propósito de cuidar de pessoas vai além da assistência e da excelência no cuidado com o nosso paciente. Temos o compromisso de preservar a natureza e ser um ente que cuida e busca todas as possibilidades de manter o meio ambiente saudável para as futuras gerações, servindo de exemplo a outros hospitais e empresas”, afirma.

De acordo com Parrini, o Hospital Moinhos de Vento tem uma preocupação constante com as práticas ESG. Ele lembra que, há seis anos, o Moinhos integra o Mercado Livre de Energia, ambiente no qual as empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica. Os investimentos em eficiência energética renderam, em 2021, a certificação internacional I-REC, que identifica operações 100% abastecidas com energia renovável (eólica). “Essa foi a primeira vez que uma instituição de saúde na região Sul foi certificada”, relata. 

Para o superintendente administrativo, Evandro Luis Moraes, o pioneirismo do programa Reciclagem Transformadora no segmento é motivo de orgulho para a instituição. “Temos o compromisso com a preservação ambiental da nossa cidade, a educação das novas gerações e a sustentabilidade da instituição”, pontua. Moraes também salienta que, pelas práticas ambientais e sustentáveis, o Hospital Moinhos de Vento é o único no RS com certificado ISO 14001, conforme cadastro do Inmetro, com a certificação válida no setor de saúde.

Projeto Reciclagem Transformadora

Iniciado em janeiro de 2021, o Projeto Reciclagem Transformadora tem por finalidade realizar a triagem de 100% dos resíduos recicláveis dentro do próprio Hospital, por meio da Central de Transformação de Resíduos. O trabalho garante o sigilo das informações contidas nos materiais descartados, age para a transformação social através da geração de emprego e renda, e destina corretamente os resíduos com potencial de reciclagem ou reaproveitamento selecionados após a triagem.  

Também promove o descarte de restos alimentares, triturando-os e depositando-os na composteira natural, gerando composto orgânico e biofertilizante que é usado na estufa agrícola da Instituição, que produz alimentos disponibilizados no Restaurante do Colaborador para consumo. A estufa agrícola ainda disponibiliza treinamentos sobre manejo de vegetais e de solo, práticas de plantio de hortaliças, chás e temperos, além do plantio de sementes que,  quando viram mudas, são doadas para centros sociais ligados ao Instituto Moinhos Social.Fotos: Diego Madia

Canoas Mais

Noticias Relacionadas