• 18 de junho de 2024

Governador visita cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari

 Governador visita cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari
Governador enconta prefeitos no Vale do Taquari   mai24
Governador e secretários se reuniram com prefeitos da região – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Leite conversou com pessoas alojadas em abrigos – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Na série de visitas a locais atingidos pela enchente nas últimas semanas, o governador Eduardo Leite percorreu neste sábado (18/5) quatro municípios do Vale do Taquari. Leite iniciou o roteiro por Encantado – onde, na prefeitura, reuniu-se com os gestores de cidades da região. O governador e os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Desenvolvimento Urbano, Rafael Mallmann, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ouviram as demandas dos prefeitos e abordaram o plano de reconstrução.

Em seguida, Leite conversou com pessoas alojadas no abrigo instalado no Parque João Batista Marchese. Em Arroio do Meio, o governador conferiu a situação da Escola Estadual Guararapes, atingida pela água, e verificou o estado das estradas vicinais e das pontes que ligam o município a Lajeado, danificadas pela enxurrada. Leite garantiu que o governo apoiará os projetos de reconstrução das estruturas.

“Fiz questão de ir aos abrigos e conversar com as pessoas para que possamos entender quais as principais necessidades. Estamos empenhados na recuperação das estradas e dos acessos vicinais e vamos enfrentar a burocracia para permitir que a reconstrução de escolas, comércios e lares possa ser rápida”, detalhou.

O governador fez a travessia de Arroio do Meio a Lajeado a pé, por meio de uma estrutura provisória instalada pelo Exército. De Lajeado, Leite foi a Cruzeiro do Sul, cidade que contabilizou dez mortos e oito pessoas desaparecidas até o momento. No local, bairros foram totalmente destruídos pela enchente. Leite encerrou os compromissos com uma coletiva de imprensa em Lajeado.

“Renovo o meu compromisso com moradores do Vale do Taquari, prefeitos, voluntários e todos envolvidos com a reconstrução. Não pouparemos esforços para recuperar o que foi perdido. As cenas impressionam e os danos são muitos: casas, escolas, estradas e até pontes foram levadas pela água. Vamos garantir que as pessoas tenham dignidade e possam retomar suas vidas”, afirmou o governador.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas