• 5 de novembro de 2024

Centro Obstétrico do Hospital de Viamão reabre com capacidade para 130 partos mensais

 Centro Obstétrico do Hospital de Viamão reabre com capacidade para 130 partos mensais

Ato de inauguração marcou retorno às atividades após três anos – Foto: Pedro Henrique/Prefeitura de Viamão

Após três anos fechado, o Centro Obstétrico do Hospital de Viamão foi reaberto na quarta-feira (2/10). Um ato no prédio da instituição celebrou o retorno às atividades, com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito de Viamão, Nilton Guimarães, e do presidente do Instituto Maria Schmidt (Imas), Walmiro Charão.  

O serviço conta com repasses do programa Assistir, da Secretaria da Saúde (SES), no valor de R$ 400 mil mensais para o custeio. Atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o centro obstétrico passa a ser referência na região e já deu início ao atendimento às 22h de quarta-feira. A expectativa é de realização de 130 partos por mês. 

O local possui seis leitos de internação, quatro para pré-parto, uma sala de parto, quatro leitos pós-parto e uma sala para parto cirúrgico. O Hospital de Viamão foi adquirido recentemente pelo município, que passou a gestão da instituição para o Imas. 

Durante o ato, Arita destacou que foi possível reabrir o espaço por meio de boas parcerias. “Isto é uma demonstração de que Viamão está fazendo uma virada de página na história da saúde municipal”, afirmou. 

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, ressaltou que, ao investir em atenção primária, o município atingiu indicadores de saúde que são exemplos para o Estado na área. “Por meio das parcerias, conseguimos nos unir e avançar”, disse.

Texto: Ascom SES

Canoas Mais

Noticias Relacionadas