• 27 de fevereiro de 2024

Canoas: Ronda Escolar aumenta número de ações

 Canoas: Ronda Escolar aumenta número de ações

O cuidado especial com as crianças e adolescentes das escolas da rede municipal é um dos principais focos da Guarda Municipal de Canoas (GM). Através do Projeto Ronda Escolar, criado em 2009, o objetivo é o zelo, segurança e bem-estar dos alunos. A ação foi ampliada nos meses de abril de maio, voltando a ser a principal atividade da corporação.

Entre fevereiro e março deste ano, a GM realizou 796 rondas, divididas em 83 escolas canoenses. Contudo, entre abril e maio, a ação já chega a 1.446 ações, intensificando a inserção da corporação nos bairros do município.

Segundo o diretor da GM, Elizandro Silva, a intensificação e ampliação do projeto são uma das prioridades para 2023. “A Ronda Escolar é um dos pilares da Guarda Municipal de Canoas, tendo como foco as atividades junto às escolas para tentar prevenir e remediar a violência no ambiente escolar. Continuamos focados na ação, que será intensificada com a ampliação da corporação nos próximos meses, tendo até mais duas equipes atuando em cada quadrante”, salienta.

Além das rondas, a GM faz ações de prevenção, como palestras sobre temas como bullying, uso responsável das redes sociais e respeito às regras. Também são realizadas reuniões com pais e responsáveis para auxiliar na mediação de conflitos.

Para o diretor da EMEF General Osório, Rhenan Pereira Santos, a ação da corporação na rede municipal de ensino é uma referência. “A Guarda Municipal consegue cumprir o papel, enquanto força de segurança, que é socialmente importante, principalmente pela aproximação com a comunidade. A quebra de paradigmas, o bom trato com os alunos e a abordagem educativa auxiliam muito na formação dos alunos”, ressalta..

Canoas conta atualmente com 83 escolas municipais, todas atendidas pela Ronda Escolar. As redes de ensino estadual e particular são atendidas pelo projeto sob demanda, com o apoio da Brigada Militar.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas