• 27 de fevereiro de 2024

Canoas Cidade do Cuidado e Centros de Acesso a Direitos são apresentados ao Governo Federal

 Canoas Cidade do Cuidado e Centros de Acesso a Direitos são apresentados ao Governo Federal

Na manhã desta quarta-feira (30), representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública estiveram em Canoas para tratar da retomada do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e conhecerem o Programa Canoas Cidade do Cuidado e os Centros de Acesso a Direitos (CADs). A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).

Na ocasião, a Diretoria Executiva de Prevenção da SMSP apresentou o trabalho que vem sendo realizado com os jovens do município, como uma forma de prevenção à violência. O secretário municipal de Segurança, Delegado Guilherme Pacífico, salientou que o Canoas Cidade do Cuidado vem sendo construído dentro de uma rede sistêmica. “Quando se fala de segurança pública, também precisamos falar do território. Cada território tem as suas particularidades que influenciam na vida dos jovens. Estamos trabalhando em uma proposta de um espaço um pouco mais concentrado, que seria o ideal para a prestação de serviços de determinado local. Concentrar esforços em uma política integradora é um dos nossos desafios”, destacou.

A coordenadora-geral de Projetos Especiais sobre Drogas e Justiça Racial do Ministério da Justiça, Livia Miranda Muller Drumond Casseres, afirmou que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) é encarregada por desenvolver políticas públicas com foco em juventudes negras e periféricas. “Estamos em um momento de troca com especialistas, governos estaduais e municipais, para dar início a esse programa de prevenção de homicídios, em que estamos entendendo que não será uma repetição do protejo, pois ele era um problema de formação e inclusão social, que não tinha essa focalização, não tinha uma avaliação de indicadores”, acrescentou.

O secretário especial da Coordenadoria de Juventude de Canoas, Maicon Prado, também esteve na atividade e destacou a importância dessa troca. “Foi uma boa troca de experiências dentro do que estamos prevendo para implementar em Canoas, dentro de uma perspectiva de segurança pública cidadã e nas políticas para a nossa juventude. Receber o Ministério da Justiça fortalece o nosso trabalho e mostra o quanto estamos empenhados nas políticas públicas de segurança para os nossos jovens”, salientou.

Também estiveram presentes a representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Nara Araújo, e servidores da Administração Municipal.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas