• 16 de junho de 2024

Canoas atinge 98% da população adulta vacinável com pelo menos uma dose contra Covid-19

 Canoas atinge 98% da população adulta vacinável com pelo menos uma dose contra Covid-19

Canoas atingiu a marca de 98% da população adulta vacinada com, pelo menos, uma dose do imunizante contra a Covid-19, nessa segunda-feira (17). Às vésperas de completar um ano do início oficial da campanha de vacinação na cidade, o que deve acontecer nesta quarta-feira, 289.165 (adultos e adolescentes) canoenses já receberam, pelo menos, uma dose da vacina. Faltando pouco para o município imunizar toda a população e, consequentemente, ter uma estratégia de vacinação exitosa, Canoas conta com 87,62% da população adulta vacinável já com as duas doses da vacina.

Até o momento, foram aplicadas 623.137 doses, incluindo adultos acima de 18 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. O secretário da saúde, Maicon Lemos, destaca que é fundamental que os canoenses completem o esquema vacinal. “A vacinação apresenta grande índice de proteção. Estamos acompanhando um alto número de pessoas positivadas, mas que não estão sentindo tanto os efeitos da doença. Por isso, tão importante quanto completar o esquema vacinal, é seguir se protegendo. Uma vez que a imunização aumenta e o contágio diminui, o fluxo, gradativamente, vai se tornando mais seguro e caminhamos para um desfecho positivo”, reiterou.

VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS
Nesta quarta-feira (19), o município dá início à vacinação de uma nova faixa etária. Neste primeiro momento, será a vez das crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e comorbidades comprovadas ou que integram a população quilombola e indígena da cidade.

Com uma baixa quantidade de doses recebidas – 1.760 neste primeiro lote, para uma população vacinal de 30 mil crianças, a Secretaria Municipal da Saúde reduziu, de dez para cinco, o número de unidades de saúde que aplicarão os imunizantes, inicialmente.

Um esquema diferenciado foi organizado para evitar que as crianças tenham contato com pacientes com doenças respiratórias durante o horário da vacinação infantil. As unidades designadas para a aplicação das doses não terão atendimentos para pessoas com sintomas gripais. Todos os atendimentos, bem como a vacinação da Covid-19 para o público com 12 anos ou mais, serão retomados após o horário destinado a vacinação desse público.

Serviço
Unidades de Saúde com vacinação infantil
Horário: 8h às 14h
Santa Isabel – Rua Frei Orlando, 141, Centro
Estância Velha– Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia

Quem pode se vacinar:
– Quem tem deficiência permanente ou comorbidades
– Crianças de quilombolas e áreas indígenas

Documentação necessária:
– Comprovante da comorbidade
– Identidade ou Certidão de nascimento
– Cartão SUS
– Comprovante de residência

Escritório de Comunicação PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas