• 18 de junho de 2024

Aeroporto de Chapecó: novos voos estão previstos para o segundo semestre

 Aeroporto de Chapecó: novos voos estão previstos para o segundo semestre

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, contará com dez operações diárias de voos comerciais regulares a partir de outubro deste ano para atender a crescente demanda de transporte aéreo. A previsão é do gestor  aeroportuário Filipe Dias Gomes.

Segundo informações da MB Comunicação, as companhias estão se preparando para a oferta de novos voos, visto que o movimento de passageiros e aeronaves está em ascensão. A previsão é que mantenha essa dinâmica, de acordo com estatística divulgada pela concessionária Voe Xap, do Grupo Socicam.

O gestor informou que a Gol está em tratativas para colocar um pernoite em Chapecó com destino a São Paulo. Outra melhoria operacional reside no pátio de estacionamento que foi ampliado e, agora, dispõe de quatro posições para aeronaves da aviação regular e oito para aviação particular. Essa nova infraestrutura está sendo cadastrada na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para, então, passar a ser utilizada.- Continua após o anúncio –

No primeiro quadrimestre deste ano, 193.006 passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário de Chapecó, enquanto o número de operações de pousos e decolagens chegou a 1.616.  O crescimento em relação ao movimento do primeiro trimestre de 2022 foi de 21% em usuários e em 14% para os voos.

Essa estatística retrata as operações comerciais regulares – uma média de oito por dia –  das companhias Azul, Latam e Gol. Entretanto, no mesmo período, também foram registradas 1.270 operações com aeronaves particulares que transportaram 477 passageiros.

O gestor aeroportuário Filipe Dias Gomes assinala que a expansão da movimentação do Aeroporto de Chapecó se mantém constante nos últimos anos e deve acelerar em razão da conclusão das obras de ampliação da estação de passageiros e das melhorias do sítio aeroportuário, além dos avanços operacionais e da oferta de novas opções de voos.  No segundo semestre será instalada uma nova esteira de bagagens, monitores com informações dos voos e substituídas as poltronas da sala de embarque.

Desde janeiro as operações do Aeroporto contam com mais segurança e eficiência em face da aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) pelo Comando da Aeronáutica. A cabeceira 29 da pista passou a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.

Na prática, o procedimento aperfeiçoou a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva –, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até então, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo. 

A novidade na eficiência operacional se soma de forma positiva ao salto de qualidade obtido com a conclusão das obras de ampliação. “Além da comodidade oferecida por um Aeroporto totalmente requalificado, confortável e moderno, a região de Chapecó agora conta com operações ainda mais seguras e eficientes”, completa Gomes. 

AEROPORTO

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso opera 24 horas por dia e é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil: atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Cerca de 3 mil pessoas são recebidas por dia no terminal, que registra 4.200 operações/ano, entre pousos e decolagens dos voos regulares.

Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, a Voe Xap finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto, triplicando a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.

A pista do Aeroporto de Chapecó, considerada uma das melhores do país pela localização e ausência de obstáculos na aproximação e decolagem, possui 2.063 metros de extensão. As operações aéreas contam com equipamentos de proteção ao voo PAPI, biruta, farol rotativo e sistema de balizamento noturno.

Canoas Mais

Noticias Relacionadas