• 19 de junho de 2024

Segurança Pública de Canoas faz parceira com IFSul para desenvolver sistema de alerta sonoro

Em mais uma iniciativa inovadora da Secretaria de Segurança Pública de Canoas, foi firmada uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul, para desenvolver um sistema de alerta sonoro, que identifica e localiza acidentes de trânsito, disparos de arma de fogo, explosão e arrombamento de carro e de casa. Após detectar o sinistro, o sistema vai notificar automaticamente os órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal.

A primeira reunião aconteceu em fevereiro e, nesta sexta-feira (20), o secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, realizou uma reunião com os representantes do IFSul para analisar os equipamentos necessários para desenvolver o sistema.

De acordo com o professor do IFSul, Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho, o modelo é similar ao Sistema de Detecção de Disparos de Arma de Fogo (SDD), desenvolvido pela empresa norte-americana Shot Spotter, que foi implementado em Canoas em 2010, no bairro Guajuviras. “Canoas já tem a experiência em trabalhar com um sistema de sinistros sonoros, possui alguns equipamentos disponíveis e tem pessoal da Guarda Municipal treinado e qualificado para operar o sistema”, explica o professor.

Para o secretário delegado Emerson, a parceria reforça o objetivo da Secretaria que é trabalhar com tecnologia, inteligência e prevenção. “A função do sistema é dar mais agilidade ao trabalho dos outros órgãos da administração pública, principalmente das forças de segurança. Mas também é uma forma de prevenir a violência, já que inibe a criminalidade, e aumenta a sensação de segurança dos canoenses”, afirma o secretário.

Escritório de Comunicação – PMC

Canoas Mais

Noticias Relacionadas