Pediatra do HCPA participa de coleção internacional de livros infantis gratuitos sobre segurança do paciente
Como falar sobre segurança do paciente para crianças? Contando histórias de forma lúdica. Foi pensando nesse público, que também pode ser protagonista do seu cuidado de saúde, que um grupo de profissionais se uniu a uma iniciativa internacional para produzir a coleção de livros infantis Doutora Segurança, em parceria com a Elsevier Foundation e a World Patients Alliance, uma organização global de pacientes.
São três livros abordando os temas: “Hoje eu não vou lavar as minhas mãos!”, “Eu não quero ir ao médico!” e “Eu devo tomar este remédio?”. As obras estão disponíveis em inglês e português para download e impressão gratuitamente por este link. O pediatra do HCPA Tiago Dalcin (4º da esquerda para a direita na foto) é um dos autores, juntamente com Cristiane Tavares, Helen Haskell, Hussain Jafri, Lais Junqueira e Regina Kamoga. A ilustração é de Pedro de Luna. “Realmente acredito que os livros têm potencial de chegar nas crianças de todo mundo e catalisar uma transformação muito positiva na sociedade. As temáticas são altamente relevantes e o conteúdo é apresentado de forma muito lúdica. Toda a série foi feita com muito afeto. Nossa esperança é que a Doutora Segurança realmente contribua para uma nova geração mais engajada com um cuidado em saúde mais seguro e com maior qualidade”, afirmou Dalcin.
De acordo com o pediatra, o maior desafio agora é conseguir parceiros e parceiras interessados em imprimir o livro para que ele seja distribuído em escolas e instituições de saúde e chegue ao maior número possível de crianças no mundo inteiro. Para contribuir com a impressão dos livros ou saber mais sobre a iniciativa, acesse o perfil @doctorsafetybooks no Instagram. A tiragem inicial foi pequena e três livros foram doados ao HCPA. A coleção foi lançada durante o 3º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado em novembro. Fotos da entrega dos livros para o HCPA e das capas neste link. Crédito: Clóvis Prates/HCPA