• 19 de junho de 2024

Pagamento do IPVA até 31 de março pode dar desconto de até 22,4%

 Pagamento do IPVA até 31 de março pode dar desconto de até 22,4%

Os proprietários de veículos têm até 31 de março para pagar antecipadamente o IPVA 2023 e garantir descontos que podem chegar a 22,4%. O adiantamento do tributo oferece uma redução automática de 3%. Além disso, há o desconto do programa Bom Motorista, que pode chegar a 15% para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito, e o desconto do programa Bom Cidadão, que pode oferecer até 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

Os motoristas que optaram pelo parcelamento também precisam ficar atentos ao vencimento da terceira cota do IPVA 2023, que ocorre no dia 31 de março. A quitação da parcela dentro do prazo garante desconto de 3%. O ciclo do IPVA 2023 deste ano permitiu parcelamento em seis vezes para quem aderiu ao fracionamento em janeiro.

O vencimento do imposto ocorre a partir da última semana de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

ipva vencimentos placas

Saiba mais

  • Quem paga IPVA? 
    Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004, exceto os isentos em lei.
  • Como pagar?
    O proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. 
  • Onde pagar? 
    Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por PIX também está disponível.


Informações sobre o IPVA 2023

Canoas Mais

Noticias Relacionadas