logo topo

canoas-atual-pequeno

Atualmente, com mais de 320 mil habitantes, Canoas é o 2º PIB do Estado, e a terceira maior economia da região sul. Há 3 universidades privadas, 3 Hospitais, 3 grandes parques, 4 cemitérios e 1 shopping center. Vizinha da capital, a cidade faz parte de toda a história da região.

 

 

1.2As origens da história local remontam à fazendeiros e tropeiros que transportavam gado para Laguna e Sorocaba. A fazenda de Francisco Pinto Bandeira, militar e fazendeiro, data de 1740, e segundo o historiador João Palma da Silva, era na região do atual bairro Estância Velha.

Em 1871-74, com a construção da ferrovia Porto Alegre-São Leopoldo, o capão onde se instalava a "Estação do Capão das Canoas" se torna o primeiro povoamento, loteado à ordem dos herdeiros dos Pinto Bandeira.

O nome da cidade se deve às canoas construídas nesse capão, utilizadas pelo dono da Fazenda do Gravataí, à época Vicente Ferrer da Silva Freire, na sua sede junto ao rio dos Sinos.

 

2.1A Estação e o centro estão sobre a segunda maior elevação da cidade. À oeste, longas várzeas até o rio dos Sinos, também à noroeste e sul, até o arroio Sapucaia e o rio Gravataí, respectivamente. Ainda distrito de outras cidades, a região passa a servir de praia de veraneio.

A partir do século 20, novos loteamentos foram abertos em volta dos trilhos do trem. Era o fim da época das chácaras, e o surgimento dos primeiros bairros. Os lasallistas, em 1908, fundam uma escola agrícola no centro da cidade.

3.1 A emancipação ocorre em 1939, dois anos após a chegada da base aérea. Em menos de duas décadas, há um aumento de 27 mil para 135 mil habitantes. A administração pública passa a promover abertura de ruas e saneamento aceleradamente.


Caracterizada pela crescente industrialização e bairros populosos, a cidade recebe em 1985 as sete estações do Trensurb. Bairros como Niterói e Mathias Velho começam a estabilizar centros comerciais nas proximidades das estações.
...

Bibliografia:

Silva, João Palma da: As Origens de Canoas - Conquista, Povoamento, Evolução; 3ª edição, Prefeitura Municipal de Canoas, 1966.

Penna, Rejane (Coord.); Corbellini, Darnis; Gayeski, Miguel: Canoas - Para lembrar quem somos: Niterói; 2ª edição, revista, Prefeitura Municipal de Canoas/La Salle, 2004.

Apresentação Canoas Mais

Portal CanoasMais

mascotec

O Portal CanoasMais um site de localização e divulgação de produtos e serviços oferecidos pelas pequenas e medias empresas, prestadores de serviço e comercio local. Com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso entre cliente e empresa locais, o Portal oferece um sistema on-line de anúncios de empresas, serviços em Canoas.



Participe do Guia Canoas Mais .
Com a participação em (1) um de nossos guias sua empresa ganha (6) seis meses de anúncio grátis no Portal.

 

Descrição:
Nome, logo, endereço, contato e mapa;
Sessão fotográfica realizada pelo Portal de sua empresa.

 

Cadastre-se

Ligue: (51)  3077.6076  |  9164.5233 |  8108.8894